Perguntas Frequentes Sobre a Quiropraxia

Qual a diferença entre quiropraxia e fisioterapia?

São duas profissões diferentes. O quiropraxista é um indivíduo que trabalha especificamente no diagnóstico, tratamento e prevenção de problemas neuro-musculo-esqueléticos e dos seus efeitos na saúde em geral.

É, portanto, uma profissão que define com precisão seu campo de atuação, justamente para poder aprofundar-se ao máximo nesta área.

Já o fisioterapeuta diagnostica, previne e recupera pacientes com distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano em geral. Trabalha com doenças geradas por alterações genéticas, traumas ou enfermidades adquiridas. Sendo assim, fisioterapeutas também tratam de problemas musculoesqueléticos.

A diferença da fisioterapia é que ela foca na estrutura mecânica do corpo e utiliza atividades físicas leves ou moderadas no tratamento, enquanto a quiropraxia realiza ajustes manuais no paciente, tratando não só os sintomas mas também a origem da enfermidade.
Ambos os terapeutas podem ajudar o paciente e melhorar sua saúde.

A Federação Mundial de Fisioterapia e a Federação Mundial de Quiropraxia mantêm, ambas, relações formais com a OMS, e fazem um grande trabalho conjunto para a promoção da saúde.

Precisa fazer uma faculdade para ser Quiropraxista?

Sim. São necessários de quatro a cinco anos para se tornar um bacharel em quiropraxia e a profissão é independente de qualquer outra área da saúde. A quiropraxia não tem relação com a medicina e não realiza diagnóstico ou trata doenças, assim como não é uma terapia alternativa para o tratamento médico. Nosso objetivo é localizar e corrigir as subluxações vertebrais, permitindo um melhor funcionamento de seu sistema nervoso, músculos e seu esqueleto e dessa forma melhorar sua postura e elevar sua saúde.

Posso ser atendido durante um episódio de dor?

Pode e deve. O alivio pode ser imediato, dependendo da complexidade do caso e se é tratável pela quiropraxia, para isso é feita um criteriosa avaliação e proposto um plano de cuidado para a melhora da queixa. A quiropraxia não é um tratamento emergencial mas não restringe que o paciente seja atendido com dor.

Existe contra indicação?

Não existem contra indicações absolutas para a quiropraxia. Contudo, a avaliação é necessária para determinar qual a melhor técnica a ser utilizada ou se existe necessidade de encaminhamento para outra especialidade.

O paciente será avaliado e ainda que indicação seja de encaminhamento médico em relação a queixa que o trouxe, por mexer com todo o sistema neuro-musculo-esqueletico e ver o corpo como um todo, a Quiropraxia pode corrigir outros desequilíbrios que estejam comprometendo a saúde e o bem estar deste paciente.

É adequado para gestante?

Sim e pode ajudar muito o corpo da mulher nesse período, no entanto, nos 3 primeiros meses de gestação é necessário a autorização de um médico obstetra.

O aumento de peso, mudança do centro de gravidade e alteração da postura que acentuam a curvatura da coluna, causam em cerca de 70% das gravidas dores nas costas. Sem contar os benefícios para as articulações da pelve e da coluna que são enfraquecidos por hormônios para permitir a passagem do bebê. Outra grande vantagem é que não faz uso de medicamentos ou procedimentos invasivos.

É adequado para idosos ou para pacientes com osteoporose/osteopenia?

Todo profissional graduado em Quiropraxia é capacitado para o tratamento das disfunções do sistema-musculo-esqueletico nas diferentes fases da vida que essas venham a se manifestar. Isso inclui o tratamento desde bebes até idosos.

A diferença se dá pelas técnicas e condutas profissionais escolhidas para cada faixa etária ou caso específico. As técnicas utilizadas no tratamento de um adulto jovem serão diferentes das utilizadas em crianças que por sua vez serão diferentes das utilizadas em idosos.

Por isso é feita uma criteriosa avaliação onde será identificado as condições do paciente e qual a melhor técnica a ser utilizada. Por exemplo, no caso de pessoas com osteoporose não serão utilizadas técnicas de impacto e força, garantindo assim a segurança dos pacientes.

Um dos maiores benefícios no tratamento com com a quiropraxia é a melhora dos sintomas e diminuição da dor que refletem diretamente na menor necessidade de medicamentos. Para os idosos isso traz um grande ganho, já que a polifarmácia é um dos fatores agravantes na saúde do idoso.

AGENDAR